Buscar
  • republicaorg

Seguimos questionando: Onde estão os negros no serviço público?

Atualizado: 3 de Nov de 2020




Sempre é urgente falar de antirracismo no Brasil, afinal, vivemos aqui a tragédia da escravidão e ainda hoje temos índices de desigualdades em crescimento. É maior a proporção de negros entre as vítimas de homicídio. A pobreza no país segue sendo maior entre as pessoas negras. A pandemia também escancarou: ser negro é um fator de risco à COVID-19.


Este ano, nós, da República.org junto a mais de 15 organizações parceiras e apoiadoras, estamos encarando mais uma vez o desafio de debater o antirracismo na gestão pública. Com a pergunta “Onde estão os negros no serviço público?” queremos debater a presença de pessoas negras em cargos de liderança pública, a aplicação de ações afirmativas no setor público e o impacto das diversidades para a entrega de um serviço público de maior qualidade para toda a população.


Para nós, Governos Importam e são os responsáveis por combater iniquidades e injustiças.


Nós que trabalhamos todos os dias pela valorização dos profissionais públicos acreditamos que um Estado mais efetivo no combate às desigualdades precisa questionar o lugar das pessoas negras em posição de liderança e decisões: onde estão os negros como secretários de estado, diplomatas, juízes?

A pluralidade e a diversidade são ricas e efetivas e têm potencial de construir governos melhores. Quando pessoas negras se movimentam, toda a sociedade se movimenta positivamente também - a propósito, somos a maioria!


Neste mês de novembro, embora não tenha que ser somente nele, vamos realizar a segunda edição da campanha "Onde estão os negros no serviço público?". E estamos mais fortes! Se em 2019 conseguimos alcançar mais de 80 mil pessoas - com ações de comunicação, debates e um fórum -, em 2020 queremos e precisamos alcançar muito mais, pois esse deve ser uma debate de toda a sociedade.


Para nós, debater antirracismo e diversidades não é o fim (e não poder ser!). Fazemos esse questionamento hoje para criar um futuro diferente, sem reproduzir os erros do passado.


Governos são feitos por pessoas e para pessoas. TODAS AS PESSOAS!


Agradecemos todos os nossos parceiros Arapyaú, Humanize e Fundação Lemann. Além dos nossos apoiadores Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Fundo Baobá, Casa Fluminense, Centro de Liderança Pública (CLP), Colab, Columbia Global Centers Rio, Conexão Inovação Pública RJ, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Podcast Expresso 2222, Frente Nacional de Prefeitos, Instituto Marielle Franco, Inova_MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), I-MiGRa, Iris - Lab de Inovação e Dados (Governo do Ceará), Movimento Mulheres Negras Decidem, Politize, Vetor Brasil, WeGov e Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará


39 visualizações0 comentário

Realizador

REPORG_Marca.png
  • social media icons-06
  • social media icons-05
  • social media icons-04

Parceiros

af logo arapyau fundo branco cmyk.png
Coral background transparente Cortada.pn

Apoiadores