25/11 - às 17h

Qual a importância dos negros nas pastas estruturais do Governo?

Esta mesa tem por objetivo evidenciar a necessária relação entre diversidade na composição das equipes de pastas estruturais dos governos e o impacto destas equipes diversas, sobretudo contemplando pessoas negras, na elaboração de políticas públicas. Contaremos com a contribuição de profissionais públicos e intelectuais negros que atuam no sistema judicário, na saúde e em em diferentes áreas, mostrando que raça é um tema transversal a toda estrutura do Estado.

Elaine Nascimento:

Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí. É Assistente Social (UFRJ), Mestra e Doutora em Ciências (Fiocruz) Elaine é Docente permanente do PPGPP-UFPI e discute os temas: serviço social; saúde pública; questão racial; demandas da população LGBTQIA+, violência contra a mulher, feminicídio.

Lívia Sant’Anna Vaz: 

Promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação. Lívia é nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça. Ganhou os prêmios: Comenda Maria Quitéria (Câmara Municipal de Salvador) e Conselho Nacional do Ministério Público 2019 (pelo Aplicativo Mapa do Racismo)

Tiago Rogero (mediação):

Jornalista, apresentador do podcast Vidas Negras, original Spotify produzido pela Rádio Novelo. Thiago foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Vencedor do Prêmio Vladimir Herzog (2020) com o podcast Negra Voz, de 2019. Fellow do International Center For Journalists (ICFJ).

25/11 -  às 18h

Apresentação artística

Zezé Motta:

Cantora, atriz, mãe de quatro filhos, ativista. Zezé Motta tem cinquenta e quatro anos de carreira. São 14 discos, 35 novelas e mais de 55 filmes. Impossível não se orgulhar. Não apenas pelos números. Mas também por sua história de luta contra o racismo. 

25/11 - às 18:30h

Mesa 2 - Tema: Existe relação entre gestão de pessoas e ações afirmativas?

A luta por ações afirmativas na educação e no setor público, deve ser encarada como uma prioridade na pauta antirracista. Esta mesa pretende discutir as ações que já foram implementadas no governo brasileiro e o que precisamos discutir para equidade racial ser mais efetiva nos próximos anos. Além disso, a importância da discussão sobre gestão de pessoas no setor público, tendo o olhar direcionado sobre a composição de times mais diversos

Paulo Paim: 

Senador em terceiro mandato, eleito pelo PT do Rio Grande do Sul. Atua na defesa dos direitos sociais e trabalhistas e é presidente da Comissão de Direitos Humanos. Autor das leis dos Estatutos do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Igualdade Racial, e relator do Estatuto da Juventude. Foi deputado federal constituinte em 1988.

Matilde Ribeiro: 

Ex Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (2003 - 2008) e Ex Secretária Adjunta da Secretaria De Promoção da Igualdade Racial em São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta na área de pedagogia da Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira.

Eloi Araújo:

Advogado e político, foi Secretário da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR (2008). Ministro-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2010), Presidente da Fundação Cultural Palmares (2011). Eloi atualmente está como Primeiro Vice-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Giovanni Harvey (mediação):

Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, Giovanni Harvey coordena as Conectoras de Oportunidades e dirige o Instituto Habilco. Tem 30 anos de experiência em gestão de organizações sociais,  empresas privadas, e gestão governamental.

Realizador

REPORG_Marca.png
  • social media icons-06
  • social media icons-05
  • social media icons-04

Parceiros

af logo arapyau fundo branco cmyk.png
Coral background transparente Cortada.pn

Apoiadores